quinta-feira, 9 de junho de 2011

«Special one»

Já lá vão 44. Capicua. Duas cadeiras, como diz a minha irmã. Ainda me lembro quando achava que alguém com 40 anos, já era muito velho. A nossa perspectiva sobre a vida vai mudando ao longo dos anos. É engraçado, mas eu hoje revejo-me muito em coisas que o meu pai, a minha mãe e a minha avó me diziam. Na altura pensava que, quando for grande não vou ser assim. Achava até, que algumas regras eram invenção dos adultos, só para chatearem os mais pequenos. «Veste o casaco que está frio», «leva o boné», «tem cuidadado», «vai estudar». Afinal, estas e outras frases que ouvi vezes sem conta, também as digo aos meus filhos, e provavelmente embora ainda não saibam, dirão aos seus.

O José Mourinho que me desculpe, mas eu ontem senti-me um special one. Não pretendo roubar-lhe o titulo, até porque as pessoas preferem os originais às copias, mas senti-me especial. Tudo porque reuni um grupo de amigos e família, para celebrarmos os meus 44 anos. Tinha pensado em fazer um jantarito. Afinal,  parecia um casamento.O incansável Luís Ferreira,em colaboração com os manos Pinto Coelho, que nestas coisas actuam como um gang, tomaram a dianteira, escolheram um local bem agradável e mobilizaram a malta do hotel. Eh pá, nem sei o que vos hei-de dizer, por isso mais vale estar calado. Saibam no entanto que me sinto um previligiado por vos ter como amigos. Eu só tive que juntar a família e alguns amigos. Muitos não puderam vir, mas é como se lá estivessem.Outros não via há tempos, porque esta vida é assim mesmo. Foi muito bom reve-los. O jantar foi agradável mas mais importante que a comida foi sentir a amizade e o carinho de todos.Vi um brilhozinho nos olhos das minhas queridas manas e senti o calor dos meus sobrinhos. Fico sempre com a sensação neste tipo de jantares de que nunca se conversa tudo o que se quer com todos. Ainda para mais, quando é difícil fazer-me entender. Fiquem no entanto a saber que foi um momento muito especial para mim, para a minha mulher e para os meus filhos. Tenho tido provas de amizade incríveis. Tenho ganho novos amigos. Isto leva-me a pensar que ao longo de 41 anos, vivi de braços cruzados. Nos últimos 3 anos abri os braços e só tenho ganho com isso.

Ontem comecei a ler um livro, que há muito queria ler. «Quero ver o meu filho crescer», da Rosário Sarabando, doente com ELA, recentemente falecida. Recomendo a leitura a todos os que quiserem saber o significado da palavra superação. Quem tiver problemas, leia o livro, que depressa os verá mingar por justaposição. Em breves palavras, o livro conta a História da Rosário. Acabada de ter um filho, descobre que tem ELA. É fantástica a forma como organiza a sua vida, programa as refeições, a lida da casa, educa o filho e comunica com o exterior. Que grande testemunho de força e de vontade de viver. Dizia a Rosário que enquanto puder ficar mais um dia na vida do filho, a sua vida fazia sentido. Que extraordinário presente, ler esta mensagem no meu dia de anos. Também por isto, me sinto hoje «special one».

3 comentários:

  1. És mesmo SPECIAL!!! e para mim a tua "speciality" vem da capacidade, muito tua, de fazeres as pessoas sentirem-se bem, mais alegres e amorosas na tua Presença. Para celebrar o teu aniversário juntaram-se à tua volta, as pessoas no seu Melhor: com Brilho, Beleza, Amor, Alegria! Tudo só para ti e tua linda família! Parabéns querido "Special ONE!"
    love you
    Teresa, prima...

    ResponderEliminar
  2. O querido special one!!!!! tem a certeza de que es mesmo um SPECIAL ONE!!! ADORO LER-TE! CONTINUA POR FAVOR!!
    Dos livros escritos por ELAs ainda tens de ler o da nossa Tekas!!! e diferente mas muito bom mesmo!! Eu levo-te um no sabado que vem!!porque vamos estar juntos!!dia 18 de Junho!! beijinhos e abraço muuuuuuuuuuito grande
    maria jose

    ResponderEliminar
  3. Olá xará amigo

    Gosto imenso da sua escrita, concordo com o que diz sobre o livro da nossa amiga Rosarinho e aconselho a leitura, se ainda não o fez, do livro da TEKAS.
    É uma viagem pelas terapêuticas complementares da medicina convencional, as suas aplicações e resultados.
    É um autêntico manual de sobrevivência ou, melhor dizendo, de vivência, aconselhado a todos os portadotes ou candidatos a tal - que somos todos.
    Um abraço amigo do Henrique Samagaio

    ResponderEliminar