segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ancora 10 HUMOR

Rir é o melhor remédio. Quem me conhece bem sabe que não dispenso uma boa gargalhada. É bom ter a capacidade de nos distanciarmos das situações e rirmos de nós próprios e da vida. Manter o astral lá em cima, é tarefa que pode parecer complicada, mas que bem vistas as coisas, até não é assim tanto. Desde que estou doente, fiquei um tipo importante. Que eu saiba, só a Rainha de Inglaterra é que tem alguém para a ajudar a vestir. Eu tenho. O Sócrates, tem vários motoristas. Eu também. O Presidente da Republica, tem um secretário pessoal. Eu também. O rei Zulu, é transportado numa padiola puxada pelos súbditos. A minha cadeira também é empurrada pelo meu «povo». As pessoas importantes, tem sempre alguém para lhes abrir e fechar a porta do carro. Eu também. Lady Gaga, tem tratamentos de manicure e pedicure exclusivos. Eu também. David Beckam, usa imensos cremes para hidratar a pele da cara. Eu também. O Pacheco Pereira, tem um blog. Eu também. O Príncipe William casou com uma princesa. Eu casei com uma Rainha.

O comum dos mortais, sonha em ver um jogo de futebol sem ser interrompido com perguntas do género: «ainda falta muito para acabar essa porcaria?» ou comentários destes «agora dá todos os dias futebol na televisão». A mim perguntam-me se eu não quero ver futebol. Só falta mesmo trazerem a mini e os tremoços. É um luxo.

Durante o meu percurso profissional, fui articulando algumas frases que marcam a minha passagem pelos diferentes sítios. Quando era Director do Hotel do Caramulo, e as coisas não corriam exactamente como eu queria dizia em tom de ameaça: «Cristo ama-te, mas não abuses». Quando alguém ficava muito contente por ter recebido muitos elogios de um cliente,  rematava com «outra coisa não seria de esperar», como quem diz não fazemos mais que a nossa obrigação. Actualmente a minha deixa preferida é quando chego ao escritório, dizer «deixem-me trabalhar!», como se alguém me quisesse impedir. Gosto também de avisar que já venho sentado na cadeira de rodas para poder começar a trabalhar mais rápido que os outros.

Bem vistas as coisas esta é uma doença óptima para preguiçosos. Tem que fazer tudo por nós. Limitamos-nos a comandar. Mais para a esquerda, mais para a direita. Mais depressa, mais devagar. Convenhamos que há doenças muito piores. Imaginem o que é ter Alzheimer. Eu, não saber que sou eu. Eu, não saber quem são vocês. Terrivel não é? Prefiro mil vezes não me mexer, mas manter a minha identidade e a minha memoria intactas. Ter Alzheimer é como se estivessemos livres, e nos roubassem tudo.  Ter ELA é como se estivessemos presos,  mantendo todo o nosso património. Então, ter ELA ´não é o fim do mundo. Quando o sol brilha, brilha para todos. Conseguimos ver, mesmo atrás das grades.

5 comentários:

  1. Chorei a rir, e chorei de chorar. Nao te invejo o corpo (nunca foste o meu genero) mas o espirito.

    E acho uma pena que so agora tenhas resolvido exercer o dom da escrita, tu, um homem de letras antes de tudo, terias sido o melhor professor de historia na FLUC...

    Estou longe, mas queria estar perto

    Xico P.

    ResponderEliminar
  2. Temos pena... Eu já cá estou há mais tempo. são 16 anos a viver com ELA. Não sujo as mãos a descascar camarão, tenhp prioridade nos serviços públicos, nas caixas dos supermercados, enfim... uma serie ilimitadas de vantagens, estou muito contente. Aconselho vivamente

    ResponderEliminar
  3. Bonjour

    o meu JJ(julio) desde que lhe foi dignosticado a ELA tem andado como nas montanhas russas,ate esta a ficar muito mimado,en casa somos 3,el,eu,e ELA..feminina,rarissima,enfin c est chic,,,,devida a ELA somos tao colado que pusemos em pratica o 2 em 1..
    Descobri un outro Mundo,de alegrias e tristezas ,de dores e sofrimentos,descobri que ha tanta gente que precisa de nos,da nossa participacao,solidariedade e respeito,descobri novos Amigos que sao meus Amigos,descobri Amigos que ja nao sao amigos,descobri que os nossos Filhos,que ja sao grandes,se tornaram protectores ,descobri que a Vida e tao fragil que nada e certo,descobri que uma boa gargalhada com um bom copo de vinho e uma bonita paisagem a nossa frente ,nos bracos de aquele qe nos Amamos apague o resto e ha segundos que quero gravar no meu coracao quero que o meu Julio viva comigo..so isso

    Vive la Vie

    Sylvie Rouget

    ResponderEliminar
  4. Rei do bom humor. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Concordo totalmente contigo, levo minha vida tentando de todas as formas fazer minha esposa rir, pois é ela que está com a ELA. No dia-a-dia cheguei a conclusão que quando ela ri, os efeitos da doença ficam amenizados chegando a alguns momentos esquecer deste mal que aflige minha esposa bem como toda a família. Meus parabéns por sua maneira de encarar as adversidades provindas desta moléstia. Um abraço com o convite para visitar nosso site.

    ResponderEliminar