sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ancora 2 DEUS

Tive uma educação dentro dos princípios do Catolicismo. Durante a minha adolescencia, comecei a questionar a religião e inscrevi-me no rol dos Católicos não praticantes, ou pouco praticantes. Tinha vontade de acreditar mais, mas as questões em volta da fé nunca encontravam em mim uma resposta satisfatória. Pensava que a vida, tinha que ter um sentido mais vasto, do que aquele que conhecemos. Tive várias conversas com amigos sobre a existencia de Deus, sempre inconclusivas, obviamente. A minha tendencia natural seria aproximar-me da religião. Apesar de pouco praticante, e de muito questionar, dei sempre aos meu filhos uma educação de acordo com os principios e valores que recebi.

Há na Igreja um Homem que muito admirei, e que é para mim uma referencia: João Paulo II. Este Homem, foi um exemplo de luta contra uma doença grave. Ensinou-me o seu exemplo, a nunca desistir. Gravemente doente, levou a sua missão até ao fim, não se preocupando com convenções sociais, e não se escondendo apesar de muito deblitado. A sua atitude dignificou todos os que sofrem.

Quando fiquei doente, as primeiras perguntas que formulei foram: «Porquê eu?» e, «O que é que eu fiz para merecer isto?». Pensei nisto muitas vezes e com algum sentimento de revolta. Decidi falar com o Padre da minha paróquia. A conversa foi muito interessante. Uma das perguntas que o Padre Nuno me fez, foi se esta vontade de me aproximar de Deus era o resultado da minha doença, ou se era uma vontade genuína. Com franqueza lhe disse que me aproximava pelos dois motivos. Tinha a certeza que aquilo que ia encontrar pela frente, precisava de ajuda sobrehumana. Não me enganei. Naqueles momentos em que estou sozinho com a minha almofada, é com Ele que falo. Falar com Ele ajuda-me a compreender, a aceitar e a superar. Nem que seja para dizer, «seja o Deus quiser...».

Ter uma entidade metafísica e omnipresente com quem desabafar, é uma ancora valiosa para quem tem um problema destes. Seja Ele quem for.

4 comentários:

  1. Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente...

    Mário Quintana

    ResponderEliminar
  2. Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.

    Voltaire

    ResponderEliminar
  3. Sem Deus eu não teria tido forças para chegar aqui...

    ResponderEliminar
  4. Livro: Conversas com Deus I, II e III.vale muito a pena.

    ResponderEliminar