segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ancora 5 AMIGOS

Sempre entendi a amizade como um acto de dar e receber, sem olhar a quem dá ou recebe mais. Para qualquer pessoa ter amigos é fundamental, quanto mais para um doente com ELA. Sentir o seu apoio, pode fazer a diferença em muitos momentos da nossa vida. Nunca fui um especialista a cultivar amizades. Estas, sempre surgiram de forma natural e desinteressada. São talvez as amizades mais bem alicerçadas porque não dependem das circunstancias, mas da livre e espontânea vontade dos indivíduos. Talvez por isso me possa orgulhar de ter grandes Amigos. Não precisamos de estar juntos todos os dias, todas as semanas ou sequer todos os meses. Estas amizades são sentimentos suficientemente maduros para resistir ás provações do tempo. Quando estamos, estamos. Como se estivessemos ontem. Como se estivessemos sempre. Se calhar é isto mesmo que acontece. Ter um amigo é estar sempre com ele, mesmo que fisicamente estejamos longe, porque em parte ele habita no nosso coração. Posso mesmo dizer que os meus amigos, fazem parte do meu  património. Com cada um deles vivi momentos especiais, a maior parte das vezes, cheios de felicidade.

Já me questionei se existem diferentes níveis de amizade, ou diferentes tipos de amigos. Há aquele amigo que é como um irmão; há aquele que é o indicado para nos animar; há aquele a quem contamos tudo ou quase tudo; não importa muito cataloga-los, desde que caibam todos dentro do baú da amizade. São amigos, e independentemente da categoria,  isso é o mais importante. E se de repente um patrão se transformar num amigo? Um dia fui chamado e disse-me: «Henrique, tudo o que precisares eu estou cá». Apeteceu-me saltar por cima da secretária e dar-lhe um abraço. Não perdi a compostura. Com uma mensagem destas, um homem  por forte que seja, tem que fazer um esforço para se aguentar nas canetas. Ouvi calmamente, e sai tranquilo, mas cheio de vontade de dizer: «obrigado Zé Carlos, és o maior». Mais recentemente na inauguração do Hotel Onyria Marinha Edition, o boss, descia a escada acompanhado do Presidente da Republica, com uma legião de pessoas atrás. Eu estava sentadinho na minha cadeira de rodas, bem posicionado para assistir aos discursos e poder ver o momento solene do descerrar da bandeira. Qual não é o meu espanto quando se dirige a mim e me apresenta ao Presidente da Republica. «Este é o Henrique e é um homem extraordinario que ajudou muito». Troquei breves palavras com o Presidente e com a Drª Maria Cavaco Silva. Falei sobre a doença, com o qual estão familiarizados, pois o irmão do Presidente da Republica foi vitima da ELA. Senti os holofotes todos virados para mim. Foi um gesto muito bonito, e de grande reconhecimento. Estava comigo o meu amigo Albano, que se apressou a comentar o sucedido. No final da festa quando se despediu de mim, disse-me que estava muito feliz por me ver «tão bem enquadrado e apoiado por esta gente». Muitas vezes repeti para mim, mesmo esta maxima: trabalho é trabalho, conhaque é conhaque. Tentei fazer isto ao longo da vida. Achava que para desempenhar melhor o meu trabalho não devia desenvolver amizades dentro da empresa. Fui apanhado na curva, pois dentro da minha empresa muitas pessoas que trabalhavam comigo se revelaram autenticos amigos. Se tivesse que relatar episódios que  me marcaram, teria muito que escrever. O Raul Solnado disse uma vez na televisão que só há duas formas de agradecer: uma é obrigado, a outra é muito obrigado. E é isso que eu digo a todos os meus magníficos, extraordinarios e fantásticos amigos. Muito Obrigado!

Ao longo do meu processo, tenho tido muito apoio dos meus amigos. Isso deixa-me obviamente feliz, por sentir que são meus, mas também por ter a certeza que tenho amigos até à eternidade.

8 comentários:

  1. Querido Henrique, eu sou tua amiga de infância/ adolescência e semi? família!
    Gosto muito de ti! Sempre gostei! e vou sempre continuar a gostar!
    Não sou das amigas presentes! Sempre perguntei por ti à família! Sempre fui sabendo de ti! Sempre fiquei com a ideia que foste tendo uma carreira profissional fantástica, uma mulher que tu amas verdadeiramente e que te ama verdadeiramente a ti e que têm filhos lindos!
    Sempre fui ficando feliz por ti! Há pouco tempo, a tua mana Lena falou na tua doença à minha mami e depois a nossa sobrinha Joana também me falou e fiquei preocupada contigo .... e com o sentimento de que não merecias ... mas não temos doenças por merecermos! Acontece .... Mas graças a Deus que tens um apoio fantástico, da família, dos amigos e do patrão! Fico feliz, muito feliz por ti! Lembro-me de ti a brincar com soldadinhos de chumbo em calções ... quando os teus pais ainda só nos deixavam jantar na copa ... eh eh eh .... bons tempos! Nunca esqueço a nossa idade da puberdade vivida de perto! Sempre foste um menino lindo, depois um homem lindo! E continuas a ser! Lindo por fora e por dentro! E quero dizer-te que estarei sempre deste lado e ao teu lado! Um abraço grande, grande! Nanucha

    ResponderEliminar
  2. Todos os dias penso em ti! Cada situação que me stressa no dia a dia, eu penso: para que me estou a enervar? Tudo isto são "peanuts" comparado com o problema do meu querido Henrique! Nanucha

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Henrique. Tenho acompanhado o teu BLOG e partilhado no facebook. Continua, gosto de ler os teus textos. Um Abraço.

    ResponderEliminar
  4. O reconhecimento público da nossa competência, anima o nosso ser. A tua competência, a tua alegria, a tua forma de estar granjeou muitos amigos ao teu redor, que te amparam, que te sustentam, que te estimulam. Um grande abraço de profunda amizade e consideração.
    Daniel

    ResponderEliminar
  5. Henrique, deste lado do Mar, um Abraço Amigo e distante, mas Amigo, Muito Amigo.

    Já agora, Muito Obrigado pela tua Amizade.

    Gosto muito de ti.

    Luís Borges

    ResponderEliminar
  6. "Amigo até a Eternidade". Apesar de te acompanhar neste percurso, embora longe, mas sempre tão perto, levas-me às lágrimas... És o meu exemplo de vida (sabes disso).Tenho o maior orgulho em ser tua amiga. OBRIGADA, Diras.

    ResponderEliminar
  7. So tu me fazes rir e chorar ao mesmo tempo!
    Bjs e ate breve
    Francisca

    ResponderEliminar
  8. Grande Henrique, um abração não sei que te dizer, mas tb sei que não te preciso de dizer nada.Viva a amizade e estamos juntos.
    Fernando Paradela

    ResponderEliminar