quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ancoras fundamentais para um doente com ELA

Saber que se tem esta doença é um impacto muito grande. Para nos mantermos à superficie, deixo aqui algumas ancoras para continuarem a navegar  em segurança. Nos proximos dias vou relatar a minha experiencia pessoal em relação a cada um destes itens:

1. FAMÍLIA, é fundamental o seu apoio.
2. DEUS, seja Ele quem for é caso para dizer «seja o que DEUS quiser».
3. ATITUDE, a doença é grave e não convém torná-la pior.
4. TRABALHO, para nos mantermos ocupados.
5. AMIGOS, daqueles que estão lá quando é preciso.
6. MÉDICOS, é importante ser seguido numa boa consulta de Neuromusculares.
7. FISIOTERAPIA, ajuda a passar o tempo e é bom mobilizar os membros.
8. INFORMAÇÃO, deve ser q.b para nos ajudar a tomar as melhores decisões.
9. APELA, apoia sempre nem que seja com uma palavra amiga.
10. HUMOR, fundamental manter um alto astral.

17 comentários:

  1. Parabéns.... que surpresa boa.
    É muito importante esta partilha de experiências e principalmente a atitude do Henrique
    Abraço grande
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Henrique, já me registei para seguir o blogue. Com muito carinho, faço-lhe uma vénia de admiração! Beijinhos,
    Vanda Caires

    ResponderEliminar
  3. Olá Henrique
    Gostei muito.... da força e da energia.
    Parabéns!!
    Jinhos
    Alexandra

    ResponderEliminar
  4. adorei tudo ! principalmente a parte da fisioterapia!!! é muito engraçadinho!!
    e claro do tópico alto astral!!!
    é como eu digo "um sorriso por dia nem sabe o bem que fazia"!!(tipo actimel...)
    por isso que "ajudamos a passar o tempo..."hehehhe
    bjinho
    Ana rita

    ResponderEliminar
  5. Se a fisioterapia "ajuda a passar o tempo" que tal vir passar um tempinho connosco? :)
    Ao menos uma visitinha às suas terapeutas preferidas! ;)
    Um beijinho muito grande e um alongamento daqueles "não tente fazer isto em casa" lol
    Gostei e vou acompanhá-lo por aqui! :)
    Alexandra Salgueiro

    ResponderEliminar
  6. Pois é, só para dar uma forcinha para continuares a postar aqui!
    Abraços de um outro membro da Comunidade!

    ResponderEliminar
  7. Ola Henrique
    Que boa surpresa! Gostei muito da ideia e vou seguir-te!
    Um beijo grande
    Ze Vale

    ResponderEliminar
  8. Silvana Alves Scarance5 de maio de 2011 às 03:12

    Segundo as palavras do nosso Dr. Acary "Esta doença escolhe pessoas muito especiais, e, seus cuidadores também são pessoas especiais"
    Meu pai tem ELA, sou filha única e o amo demais. Portanto a obrigação de quem estiver por perto, é trazer acima de tudo, MUITA ALEGRIA, sendo esta a razão de viver, seja em circunstância for!

    ResponderEliminar
  9. Henrique,

    “ Amante da Vida”
    Aqui está mais um acto de coragem.
    És o maior exemplo de força e coragem que algum dia conheci…
    Estou todos os dias contigo, mesmo não estando.
    Paula Brandão

    ResponderEliminar
  10. Olá Henrique!

    A vida é curta demais para se acordar com arrependimentos. Continua com a postura que sempre tiveste até aqui, és um exemplo de coragem. Temos orgulho em ti.

    Ninguém disse que a vida seria fácil. Só prometeu que iria valer a pena.» Vive e sê feliz!

    Beijinho Grande
    Xana Valente

    ResponderEliminar
  11. meu querido que sorte que tenho de te ter como IRMAO
    beijo
    bia

    ResponderEliminar
  12. ainda que te encontrei, que nos encontrámos, mas sobretudo que te reencontraste!

    bjos grandes

    Alexandra Viçoso

    ResponderEliminar
  13. Meu querido tio Henrique.....so quero que saibas que te amo muito.

    ResponderEliminar
  14. Henrique:
    ELA
    Não
    Roubará o teu
    Intimo
    Que
    Ultrapassa a
    Eternidade!

    um beijinho muito grande!
    N. Fragoso

    ResponderEliminar
  15. Hi mister Smile,

    Gostei muito do seu blogue,está muito interessante e útil.

    Força e continue sempre a mostrar o seu sorriso "Pepsodent"!!..

    Bjinhos,
    Mª Céu Bento (Mirandela)

    ResponderEliminar
  16. Precisamente...!
    Ás vezes costumo dizer que esta doença é como um «filtro» que separa «o trigo do joio».Só fica connosco quem verdadeiramente interessa.
    Tive a sorte de ter tido uns pais que conseguiram transmitir-me os valores de uma educação católica.A minha mãe dizia que não foi Deus que escolheu isto para mim.De facto Ele permitiu-o,talvez para a salvação da minha alma ou para a salvação das almas
    daqueles que cuidam de mim.
    Depois tinha ainda como director espiritual o padre Diogo que quando eu lhe dava conta da minha preocupação enquanto mãe,sabendo da curta esperança de vida desta ELA.Ele sossegava-me respondendo que uma coisa são os conhecimentos do Homem e outra coisa são os designios de Deus.O que é facto é que já se passaram 16 anos,ainda controlo os esfincteres,não necessito de suporte respiratório e a minha filha,hoje com 26 anos,pôde ter um percurso de vida igual aos outros.
    Ouvi um dia em Fátima, numa homilia,um sacerdote que deixava uma pergunta em aberto.Sempre que nos defrontamos com um problema grave e perguntamos:Porquê a mim,meu Deus?Não deveríamos perguntar:E porque não a mim?
    Seria absurdo dizer que gosto de estar doente,mas a verdade é que pude experiênciar a amizade pura e desinteressada de muitos »Luises» que se têm cruzado comigo ao longo de todos estes anos.
    Um abraço de amizade

    ResponderEliminar